SOBRE NÓS

Cirurgias Urbanas II, Arquitectura e Reabilitação, Lda. é uma empresa com mais de 15 anos de experiência na área da arquitectura, tanto no âmbito do projecto como da construção.
Com obras realizadas nas mais variadas escalas e tipologias, a empresa tem-se vindo a focar em particular na área da reabilitação e remodelação de edifícios e espaços.
Em cada novo projecto são encontradas soluções, adaptadas ao programa em questão e às exigências programáticas, bem como aos constrangimentos construtivos, económicos e regulamentares. A experiência, o conhecimento e o rigor técnico contribuem de forma decisiva para que o resultado final, vá de encontro às expectativas do cliente.
A prática adquirida ao longo dos anos permitiu-nos reunir uma equipa ajustada às necessidades de cada projecto, uma estrutura dinâmica e flexível, que estende as suas valências também à gestão, direcção e construção de obra, sendo titular de Alvará de Obras Particulares. Desta forma, o controlo sobre o programa é mais efetivo, traduzindo-se entre outros elementos, numa calendarização séria e realista, que permite ao cliente, ter uma visão global, mas também participativa em todo o processo.

A NOSSA HISTÓRIA

Criada em 2003 por três jovens empresários, a empresa Cirurgias Urbanas demarcou-se através de um estilo próprio e diferenciador, desenvolvendo as actividades da arquitectura, do design, da arboricultura e da arquitectura paisagista de forma integrada e interdisciplinar. Esta sinergia permitiu ao atelier uma abordagem global ao projecto nas suas diversas escalas, da paisagem ao jardim e arvore e da cidade ao edifício e objecto, numa simbiose entre o espaço natural e o construído.
Em 2012, atendendo à variedade de serviços que prestava, a empresa entendeu dividir-se em duas: Cirurgias Urbanas I – Arboricultura e Arquitectura Paisagista e Cirurgias Urbanas II – Arquitectura e Reabilitação, continuando a partilhar o mesmo espaço, valores e a trabalhar em estreita colaboração.

A EQUIPA

Na direccção da empresa estão as arquitectas Maria Amarante e Conceição Mestre que trabalham em colaboração e co-autoria, gerem e coordenam todos os trabalhos desenvolvidos no escritório, com grande dinamismo e total dedicação, sempre numa política de grande proximidade à obra e ao Dono de Obra.
A equipa conta com vários colaboradores em permanência, quer dentro da empresa quer através de inúmeras parcerias com colegas e profissionais de áreas complementares, nos quais depositam total confiança, o que lhes permite criar equipas de trabalho adaptadas a cada projecto.

Maria Amarante, Arquitecta
SÓCIA GERENTE
mariaamarante@cirurgiasurbanas.com

Nasceu em 1976 no Porto, onde vive e trabalha e é membro da Ordem dos Arquitectos com o nº 11308. Desde 2012 tem desenvolvido a sua principal actividade profissional na Cirurgias Urbanas II, Arquitectura e Reabilitação Lda, da qual é sócia-gerente, realizando projectos em co-autoria com a arquitecta Conceição Mestre. Em 2008/09 frequenta a Pós Graduação em Reabilitação do Património Edificado, da Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto (FEUP).
Funda a empresa Cirurgias Urbanas em 2003, em conjunto com a arquitecta Marta Campos, o engenheiro Daniel Magalhães e o arquitecto Tiago Delgado, com quem desenvolveu uma série de projectos em co-autoria.
É assessora do sistema de “Certificação Ambiental da Construção Sustentável _ Líder A” e projectista de projectos de Conforto Térmico, no âmbito do curso de Especialização – Peritos Qualificados no Âmbito do SCE_ Novo RCCTE.
Iniciou a sua experiência profissional como arquitecta, ainda estudante, colaborou no atelier de arquitectura, Rodapé Arquitectos e em 2002 colaborou no Atelier Caldeira Figueiredo Arquitectos. Licenciou-se em Arquitectura, em 2001, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Foi bolseira da Embaixada da Republica de Angola, bolsa atribuída no âmbito da sua prova final de licenciatura, para o estudo realizado sobre os “Musseques de Luanda”. No ano lectivo de 2000/01 foi bolseira da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto durante a elaboração do estágio no Centro de Estudos da F.A.U.P (C.E.F.A.). No ano lectivo de 1999/00 frequentou o Programa Erasmus na École d’Architecture Paris La Seine, Paris, França.

Conceição Mestre, Arquitecta
SÓCIA
conceicaoomestre@cirurgiasurbanas.com

Nasceu em 1978 na Marinha Grande, vive e trabalha no Porto e é membro da Ordem dos Arquitectos com o nº12363. Desde 2012 tem desenvolvido a sua principal actividade profissional na empresa Cirurgias Urbanas II – Arquitectura e Reabilitação Lda, da qual é sócia, realizando projectos em co-autoria com a arquitecta Maria Amarante.

Foi Relatora de Procedimentos Disciplinares da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos entre 2010 e 2016. Em 2006 iniciou a colaboração com o gabinete Cirurgias Urbanas – Arquitectura, Arboricultura e Paisagismo, Lda. no Porto. Concluiu a Pós-Graduação em Conservação e Reabilitação de Edifícios, em 2006, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Entre 2003 e 2006 exerceu a sua actividade profissional no gabinete Drena – Estudos e Projectos, Lda. em Lisboa. Realizou o estágio curricular em 2002 no gabinete Cidades Invisíveis – Arquitectos, Lda., em Lisboa. Licenciou-se em Arquitectura em 2002, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Rita Almeida, Arquitecta
COLABORADORA

Nasceu em 1977 em Guimarães, actualmente vive e trabalha no Porto. É colaboradora da empresa Cirurgias Urbanas II – Arquitectura e Reabilitação Lda. desde 2018.
Entre 2017 e 2001 colaborou em várias empresas como Allby-UrbanPlanning & Architecture, Umseisum, Meireles Architects, Balonas e Melano S.A., entre outros.
Licenciou-se em Arquitectura em 2002, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo frequentado o programa Erasmus na Faculdade de Arquitectura do Politécnico de Milão no ano lectivo de 1999/00.

Joana Dias, Arquitecta
COLABORADORA

Nasceu em 1991 no Porto, onde vive e trabalha. É colaboradora da empresa Cirurgias Urbanas II – Arquitectura e Reabilitação Lda. desde Julho de 2018.
Entre 2018 e 2016 colaborou em várias empresas como MAG – Marques de Aguiar Arquitectura e Urbanismo, entre outros.
Concluiu o mestrado em Arquitectura em 2015, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo frequentado o programa Erasmus na Instituto Universitário de Arquitectura de Veneza no ano lectivo de 2013/14.