Project Description

TIPO:
Comércio

LOCAL:
Espinho, Portugal

DATA:
2006

CLIENTE:
Prismóptica, Comércio de Óculos

AUTORIA:
Maria Amarante
Marta Campos

COLABORAÇÃO:
Hugo Dourado
Gisela Monteiro

CONSTRUÇÃO:
Cirurgias Urbanas -
Arquitectura, Arboricultura, Paisagismo

FOTOGRAFIA:
Fernando Guerra - Últimas Reportagens

Prismóptica

O projecto de remodelação do espaço Prismóptica, Comércio de Óculos Lda, partiu da vontade do cliente de ter um espaço comercial de desenho personalizado e com uma imagem inovadora.
A nossa proposta não se centrou apenas no redesenho do espaço, mas também numa intervenção que abrangeu toda a imagem da empresa. Assim, o Cirurgias Urbanas articulou o trabalho de uma equipa pluridisciplinar.
A relação entre as zonas que compõem o espaço comercial procura proporcionar uma utilização sequencial dinâmica e equilibrada. A utilização da madeira em espaços chave contribui também para pontuar os diferentes momentos funcionais.
O espaço montra, “caixa cenário” em madeira, é espaço de encenação e de imaginário, enfatiza o produto, apresenta a loja e convida a entrar. A entrada faz-se por um espaço receção amplo que apresenta com clareza as várias partes funcionais. O espaço loja inicia-se por uma área que conjuga a exposição de óculos e o atendimento personalizado ao cliente e, como pano de fundo, uma caixa em madeira contém as funções de balcão de atendimento e oficina.
Foi nossa intenção criar um desenho que minimizasse o impacto estético de alguns requisitos funcionais deste tipo de comércio (espaços de arrumação facilmente acessíveis, maquinaria específica, etc.) libertando o espaço para receber o produto comercializado, tornando-o assim no objecto de atenção por excelência.
Tomando como elemento base o módulo autoportante das paredes modeladas com revestimento em vidro opalino e iluminação interior, incorporamos gavetas ocultas, expositores de óculos, armários de arrumação, etc. Trabalhando funcionalmente e plasticamente este sistema, conseguimos criar uma segunda pele no interior da loja que ilumina o espaço e oculta todo um conjunto de funções sobre a ilusão de uma parede fixa que ajuda a organizar e simplificar o espaço.
Conjugando uma cuidada escolha de materiais com um desenho minimal conseguiu-se imprimir um carácter personalizado, sofisticado e acolhedor ao espaço.

Project Details

Categories:

comércio

Project Date:

Março 19, 2020