Project Description

TIPO:
Escritórios

LOCAL:
Vila Nova de Gaia, Portugal

DATA:
2003-2006

CLIENTE:
S2JM - Importação e Exportação de Tecidos

AUTORIA:
Maria Amarante
Marta Campos

COLABORAÇÃO:
Conceição Mestre

Fotografia:
Cirurgias Urbanas -
Arquitectura, Arboricultura, Paisagismo

Escritório 2JM

Este projecto surgiu da necessidade de instalação de um escritório em armazém de tecidos da empresa 2JM, Importação e Exportação de Têxteis, Lda.
A nossa intervenção passou pela introdução de um elemento excepcional no espaço do armazém, sobre as casas de banho preexistentes tirando partido do pé direito, uma caixa “suspensa” que organiza no seu interior o espaço funcional do escritório.
Este objecto fica acoplado aos vãos preexistentes do armazém tirando assim partido da iluminação natural.
O acesso vertical faz-se através de um volume vermelho que intercepta a caixa “suspensa” e que encerra umas escadas no seu interior.
Procurando enfatizar uma certa ideia de leveza a caixa “suspensa” é revestida pelo seu exterior por um material cujas características principais são leveza e semitransparência, imprimindo a este volume uma aparência delicada num ambiente de características robustas como é um espaço de arrecadação industrial.
O interior procura, por contraste com o ambiente exterior da caixa e do armazém, a criação de um ambiente de conforto através da utilização do revestimento em madeira em todas as superfícies (paredes, tecto, pavimento), interrompido apenas pelo volume das escadas, este ultimo que ajuda também na organização do espaço de escritório.
As aberturas existentes na caixa “suspensa” procuram ângulos visuais com os pontos-chave do armazém, nomeadamente local de carga e descarga, e também o enquadramento com o cenário dos rolos de tecido produto comercial da empresa.

Project Details

Categories:

escritórios

Project Date:

Março 19, 2020