Project Description

TIPO:
Concurso

LOCAL:
Vagos, Portugal

DATA:
2008

CLIENTE:
Câmara Municipal de Vagos

AUTORIA:
Maria Amarante
Marta Campos

COLABORAÇÃO:
Conceição Mestre

ARQUITECTURA PAISAGISTA:
Daniel Magalhães
Alea Soares

Centro Escolar Gafanha da Boa Nova

O lote proposto para a edificação do Centro Escolar da Boa Nova é contíguo a uma zona protegida de pinhal.
De forma a minimizar o impacto da construção nesta paisagem, o edifício recorta-se por entre a mata, permitindo uma certa continuidade horizontal do coberto arbóreo.
A forma proposta, recortada, é também resultado do encaixe das várias áreas funcionais do edifício. As peças articulam-se, permitindo uma clara subdivisão em quatro zonas de desenvolvimento de actividade: o pré-escolar; o primeiro ciclo; as áreas comuns e biblioteca; e o ginásio.
Desenham-se ambientes ricos em estímulos, na cor e na textura. São criados diferentes “lugares” para diferentes formas de socialização, valorizando as ligações entre espaços interiores e exteriores, a diversidade de espaços e funções, permitindo tanto a convivência como a reflexão e a introspeção.
Propõe-se a combinação de uma base neutra como “pele” exterior, tomando partido da textura do betão, com cores fortes, no interior do volume. As entradas são marcadas com cores lisas e um riscado de variadas cores desenha ambientes diferenciados em cada um dos pátios.
O desenho procurou garantir um desempenho energético passivo do edifício, baseado em conceitos de arquitectura bio climática: orientação, sombreamento, inércia térmica, ventilação, e luz natural, e na sua combinação ao nível dos consumos do edifício com a contribuição de energias renováveis.

Project Details

Categories:

CONCURSOS

Project Date:

Maio 5, 2020