Project Description

TIPO:
Residencial

LOCAL:
Porto, Portugal

DATA:
2011-2014

CLIENTE:
Particular

AUTORIA:
Maria Amarante

COLABORAÇÃO:
Conceição Metre

ENGENHARIA:
ASL & ASSOCIADOS

CONSTRUÇÃO:
BATIWORK CONSTRUÇÕES

FOTOGRAIA:
Cirurgias Urbanas II,
Arquitectura e Reabilitação

Casa Mártires da Liberdade

A Casa Mártires da Liberdade resulta da reabilitação de um edifício tipicamente oitocentista, de paredes mestras em alvenaria de granito, estrutura em madeira e cobertura em telha cerâmica. A linguagem da fachada principal foi preservada, assim como os princípios construtivos, tirando partido da estrutura em madeira.
O alçado de tardoz é totalmente envidraçado, utilizando uma caixilharia de madeira e ferro com uma linguagem assumidamente contemporânea, por forma a garantir uma maior exposição solar ao interior, que se encontrava muito sombreado pelo edifício vizinho.
O interior foi reorganizado de forma a criar novas condições de habitabilidade: dada a pequena dimensão do lote, a organização interior foi pensada de forma a compartimentar o menos possível o espaço. Assim no rés-do-chão desenha-se um só compartimento onde se inclui as salas e a cozinha de forma interligada. No piso superior, desenha-se a zona privada do fogo, praticamente sem áreas de circulação, com uma área de escritório polivalente através do qual se acede ao único quarto da habitação.

Project Details

Categories:

residencial

Project Date:

Março 17, 2020