Project Description

TIPO:
Residencial

LOCAL:
Porto, Portugal

DATA:
2018-2019

CLIENTE:
Particular

AUTORIA:
Maria Amarante
Conceição Mestre

COLABORAÇÃO:
Rita Almeida
Joana Dias

CONSTRUÇÃO:
Cirurgias Urbanas II,
Arquitectura e Reabilitação

FOTOGRAFIA:
Cirurgias Urbanas II,
Arquitectura e Reabilitação

Apartameno Av Boavista

O Apartamento Av Boavista, inserido num edifício corrente dos anos 70/80 do séc. XX, estava compartimentado em diferentes divisões com funções estanques. A intervenção procurou dinamizar o espaço interior, aproveitando ao máximo a área do apartamento e criando espaços fluidos entre si.
Demolidas as paredes interiores, o espaço aberto é marcado por uma “caixa preta” que “esconde” as instalações sanitárias e divide dois momentos da organização interior: de um lado, a zona social, do outro, as áreas privadas. A unidade dos espaços é acentuada pelo pavimento contínuo e pelo perímetro da paredes à mesma cor.
A sala e a cozinha formam uma única zona social, com acesso a uma varanda exterior. A relação interior/exterior é sublinhada por um banco corrido que atravessa o topo da sala para o exterior da varanda.
Do lado oposto, a área privada é flexível em tamanho e função,podendo ser dividida em quarto/escritório através de uma porta de correr que atravessa a largura total da divisão. No interior do volume central, as casas de banho são um núcleo de linhas simples, utilizando o mesmo material em paredes, pavimentos e tetos.
Os espaços de arrumação estão integrados na continuidade das paredes ou fazem parte do volume preto, destacando-se pontualmente nichos onde se colocarão objetos excecionais.

Project Details

Categories:

residencial

Project Date:

Março 23, 2020