Project Description

TIPO:
Comércio
Hotelaria

LOCAL:
Porto, Portugal

DATA:
2017-2019

CLIENTE:
Tardes de Somas, Lda.

AUTORIA:
Conceição Mestre
Maria Amarante

COLABORAÇÃO:
Paulo Martins
Rita Almeida

ENGENHARIA:
BEST PROJECT

CONSTRUÇÃO:
RUCE – Construção e Engenharia

IMAGENS 3D:
Hélder Ferreira

FOTOGRAFIA:
Cirurgias Urbanas II
- Arquitectura e Reabilitação

Manteigaria dos Clérigos

O projecto para a “Manteigaria”, localizada no n.º37 da Rua dos Clérigos, no coração da cidade do Porto, englobava não só a confeitaria como também os pisos superiores, desvirtuados por uma intervenção recente.

Neste sentido, procurou-se a reintegração da loja na cidade. O novo desenho da montra pretende requalificar e valorizar o Edifício, conferindo à montra uma estética mais integrada com as características arquitetónicas da fachada existente e da frente urbana onde se insere, com um desenho inspirado nas lojas do comércio tradicional da cidade, onde os envidraçados das montras são emoldurados por elementos decorativos, em madeira ou ferro pintados, que se justapõem ao caixilho.

Também no interior procurou-se qualificar a loja, à data descaracterizada, com a utilização de materiais tradicionais como a pedra natural e o azulejo artesanal. O desenho do teto foi elaborado com o cuidado de integrar as vigas de betão existente, criando uma modelação que permite simultaneamente dissimular o volume excessivo das vigas existentes e tirar partido do pé-direito. Os pisos superiores foram requalificados e divididos em diferentes apartamentos, utilizando o mesmo conceito que a loja: o uso de materiais tradicionais em novos contextos, tirando partido e inspiração nas suas texturas e cores para criar ambientes sofisticados.

Project Details

Categories:

comércio
hotelaria

Project Date:

Março 17, 2020